HISTÓRIA INFANTIL

ABACAXITO NO MUNDO DA FAMA

 
 "Essa história foi criado baseado no festival do abacaxi que acontece todo ano em Novo Remanso"
Numa manhã bonita de muito sol, os pássaros cantavam, as borboletas voavam sobre o roçado do Sr. Luquinhas anunciando que a safra seria boa e que brotava o astro Abacaxito.
            Ao despertar para a vida, Abacaxito, na sua inocência gritou bem forte, viva a vidaaaaa!
O abacaxi Ferrão que estava no pé ao lado repreendeu.
- Cale-se moleque, você quer chamar a atenção dos macacos, e desses homens perversos, que a toda hora deslizam seus facões em nossa direção.
­-bom dia pra você também, seu ferrão. Porque está tão nervoso? cumprimenta  Abacaxito.
- Num dia tão maravilhoso como este você não deveria estar sorrindo, pois, em breve vossa senhoria estará na feira pronto para ser consumido!
Ferrão resmungando responde:
-Logo vejo a sua inocência seu Abacaxito, até
parece que já nasceu com destino marcado...
Abacaxito responde:
-Mas a vida é essa, abacaxis florescem, crescem para virarem sucos, tortas, bolos, sorvetes ou podemos ser diferente?
Ferrão comovido com a inocência de Abacaxito fala:
- oh! Pequeno fruto, não deveria colocar pensamentos em sua cabeça, mas gostei de você. Escute, aqui neste roçado existe uma forte magia, que pode transformar qualquer fruto em um grande astro...
Abacaxito pergunta:
- Astro, o que vem ser astro senhor Ferrão?
Com risos, Ferrão explica:
- Astro, meu pequeno é alguém que brilha que chama a atenção pelas maravilhas que pode realizar em alguma ocasião especial.
          Abacaxito empolgado comenta:
- Ah! Você esta dizendo que posso ser um abacaxi diferente, ser um artista, que vou ter fã clube, pessoas e abacaixtas gritando por mim?
O amigo Ferrão alerta Abacaxito:
-Não se empolgue antes do tempo, afama pode trazer momentos maravilhosos, alegrias e fortunas, mais também desgraças. Abacaxito, se realmente queres ser famoso, vou lhe contar tudo que precisas fazer para conseguir tal feito.
Abacaxito empolgado com o que Ferrão lhe contava, começou a viajar em seus pensamentos, Imaginou que todos os anos os agricultores da vila Remanso realizavam o Festival do Abacaxi, para comemorar a boa colheita, e que a cada ano a festa crescia, e os agricultores a cada colheita tinham mais motivos para comemorar.
Abacaxito em seu sonho era o personagem principal, todos vinham ver seu desempenho no palco como artista principal da grande festa.
       Nesta linda festa eram premiados os abacaxis mais bonitos, os cultivadores eram premiados com quites de ferramentas que ajudariam numa melhor colheita.
A rainha da festa desfilava e degustava o melhor abacaxi, e o povo gritavam enlouquecidos:
- Abacaxito! Abacaxito! É o nosso rei...
Ferrão, ao perceber que Abacaxito estava sonhando acordado, deu um puxão em sua palha e disse:
- Acorde pequeno astro, você não quer saber quais os passos para receber a magia encantada e se tornar o rei de Novo Remanso?
- Sim! Desculpe senhor Ferrão, conte logo tudo que hoje mesmo iniciarei os passos para receber a magia desse lugar.
- Muito bem, meu pequeno Abacaxito escute com muita atenção:
- Primeiro você terá que receber as bênçãos do maior abacaxi do roçado, e para a sua sorte, sou eu a qual lhe concedo tal benção.
O segundo passo e o terceiro são com você... Ao anoitecer deverá recolher em sua palha as primeiras gotas de orvalho que cair, guarde-as, e pela manhã quando o Senhor Luquinhas vier borrifar o produto tóxico, tome cuidado para não ingerir, é canceroso e pode cortar o efeito da magia, a noite sob os primeiros raios da lua cheia, tome as gotas de orvalho que guardaste e espere os efeitos da magia.
- O que acontecerá comigo? Pergunta Abacaxito.
- Você não será o mesmo, todos olharão para você com admiração, ganharás dos agricultores cuidados especiais e será realizado uma grande festa em sua homenagem.Mas lembre-se, a magia pode ser quebrada a qualquer momento, você deverá praticar o amor a humildade e lealdade com seus amigos, este é o princípio da fama, se esquecerdes um desses princípio toda a magia sumirá e não passarás de um abacaxi brocado sem valor comercial e nutricional.
Abacaxito fez tudo o que Ferrão lhe ensinou, e com o passar do tempo o Sr. Luquinhas começou a lhe tratar com adubos orgânicos, todos vinham admirar Abacaxito, e logo organizaram o primeiro festival do Abacaxito, e em seguida o mundo conheceu o abacaxi da Amazônia com seu sabor adocicado diferenciado das outras espécies.
A vila de Novo Remanso, tornou-se o maior pólo produtivo de abacaxi de toda Amazônia.
Abacaxito, não esqueceu os princípios da fama e passou a viver com humildade praticando o amor juntos de seus amigos e viveu feliz por toda a sua vida.
Sobre o autor

JOILSON  nasceu no município de Parintins- AM, no dia 27 de janeiro no ano de 1970. O seu nome de batismo JOILSON DE SOUZA SILVA, É o terceiro filho de sete irmãos filho do Sr. Anastácio Tenório da Silva e de Dona Elza de Souza Silva. Cedo veio morar no município de Itacoatiara, onde viveu a sua infância e adolescência.  Casado com a professora Maria Glorete Marques Paes é Pai de três filhos: Isabelle, Isabel e Lucas, é padrasto do incrível Gabriel Marques.
No ano de 97/99 exerceu o cargo de coordenador de cultura no município de Urucurituba-Am.
Sempre estudou em escolas públicas onde concluiu o ensino fundamental, o ensino médio estudou no IAAI – Instituto Adventista – Agro-Industrial. Formado em Magistério, graduado em Normal Superior pela UEA, Especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica em Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal do Amazonas – IF-AM. Acadêmico do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Amazonas.
Iniciou sua trajetória como educador no ano de 1993 na CEAI- Centro Educacional Adventista de Itacoatiara. Professor efetivo da SEMED do município de Itacoatiara, atualmente é professor de educação física  na escola municipal MARIA CONSTANÇA.
JOILSON  é artista cênico (palhaço Pitoco), poeta, compositor. Tem como maior sonho ver Novo Remanso tornar-se município.  Gosta de coisas simples como andar de canoa, escutar música popular brasileira, ler um bom livro.
O seu maior inspirador no mundo educacional é Paulo Freire, e tem como palavras inspiradoras para sua vida profissional.
Escola é... O lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente (...) nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só (...) estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem (...) numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.
                         Paulo Freire.
“O meu melhor amigo, não é o homem, não é o cachorro,
o meu melhor amigo é o livro”   "Joilson souza"
ESTOU EM BUSCA DE  PATROCINADOR PARA PUBLICAR MINHAS HISTORIAS INFANTIS 
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.